quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Moda Medieval

A moda ao longo da história releva mais do que uma simples roupa. As vestimentas ultrapassaram barreiras e nos levam a conhecer um povo, sua cultura e costumes. Dentro desse parâmetro falar sobre moda passa então a ser algo bem complexo, nos levando a estudar de forma profunda o estilo de vida de uma determinada época.


A vestimenta atua de forma direta no comportamento humano, sendo fruto de seus costumes e ideais. Falando por si só sobre características de um povo e sua época. Sendo assim analisar a vestimenta passa a ser um estudo sobre o comportamento humano, seus costumes e sua evolução.



Observando as vestimentas podemos, por exemplo, distinguir a classe que uma pessoa ocupa na sociedade. Hoje vou falar um pouco sobre a moda na Idade Média.


No início da Idade Média, as roupas se resumiam em túnicas simples, feitas de algodão. Evoluindo mais tarde para túnicas merovíngias (de comprimento até a altura dos joelhos, com bordado nas pontas e cintos amarrados a baixo do busto).

Pessoas da Nobreza usavam túnicas mais ‘arrumadinhas’, feitas de algodão e fiapos de ouro, tudo em cores cruas e raras, um luxo. Além de disso eram decoradas com pedradas preciosas e perolas. Já as classes mais baixas se vestiam com túnicas simples, coloridas, geralmente verdes e vermelhas. Pouca mais tarde também em tons na cor azul, que era facilmente conseguida através da uréia.


As roupas eram feitas em casa. Mas com a expansão da cidade foram surgindo lojas especializadas e as roupas passaram a ser feitas por alfaiates e artesão. Que foram se aperfeiçoando e criando peças mais complexas e elaboradas.

Pouco depois os nobres mais lustres passaram a usar uma espécie de capa em cores vivas, em veludo que iam até os pés. E casacos com colarinhos brancos, se destacam assim das classes mais pobres.



Enriquecidos pelo comércio, mais tarde os burgueses passaram a copiar as roupas da alta sociedade. A Nobreza por sua vez para diferenciar-se dos burgueses, inventavam algo novo e assim por diante.

Surgiram então roupas mais complexas, feitas de seda. A túnica feminina evoluiu para uma espécie de vestido que era firmemente atado na parte superior do corpo. A Nobreza por sua vez distinguia-se na sociedade com vestidos mais elaborados, compridos, justos no busto e com vários detalhes nas mangas e no decote. Já as mulheres de classes mais baixas vestiam-se com vestidos mais simples, com pouco ou nenhum enfeite. No cabelo tranças e lenços finos, ou redes para cobrir a cabeça.


E você pensa que as túnicas saíram de moda? Não, não. As túnicas evoluíram e continuam desfilando pelas ruas, principalmente agora no verão.

As túnicas ou kaftans são nada mais, nada menos do que vestidos largos e fresquinhos, com mangas curtas e compridas. Podem ser usadas sozinhas,  por cima de legging’s, calças e até mesmo como saída de praia.



0 comentários:

Postar um comentário